Agenda & Eventos

International Bioethics Day

Posted by on jul 22, 2017 in Agenda & Eventos | 0 comments

International Bioethics Day

Dia Mundial da Bioética
“Igualdade, Justiça e Equidade”

Em 2017, a Unidade Brasil de Rede Internacional de Ecobioética – Cátedra UNESCO de Bioética, irá comemorar o Dia Internacional da Bioética através de um evento especial, promovido no dia 22 de setembro, e realizado através de ação conjunta entre a sede acadêmica da Unidade Brasil, acolhida pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, e a Unidade Santa Casa de São Paulo, sediada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ATENÇÃO! É indispensável inscrever-se através portal “Sympla”, nesse link: https://www.sympla.com.br/dia-mundial-da-bioetica-igualdade-justica-e-equidade__189607

O evento acontecerá a partir das 9 horas, no Auditório Dr. Christiano Altenfelder – 4º Andar (novo edifício da FCMSCSP), localizado na rua Dr. Cesário Motta Jr. nº 112, no bairro Vila Buarque, em São Paulo. E será dividido em três etapas:

ABERTURA

– Boas vindas e explanação inicial oferecida pelo Presidente da Unidade Brasil da Rede Ecobioética, Prof. Dr. José T. Thomé, e pelo anfitrião, Presidente da Unidade Santa Casa de São Paulo, Prof. Dr. Décio Altimari.
– Cumprimentos e boas vindas oferecidas pelo Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro, Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
– Cumprimentos e boas vindas oferecidas pelo Prof. Dr. Ivan Aprahamian – representante da Faculdade de Medicina de Jundiaí / sede acadêmica da Unidade Brasil da Rede Ecobioética.

 

Apresentação

– tema: “Bioética, EcoBioética e o Dia Internacional da Bioética” – Prof. Dr. José T. Thomé.

– tema: “Igualdade, Justiça e Equidade” – Prof. Dr. Moty Benyakar.

 

>>> Coffee-break <<<

 

Ética e Imagem – Discussão

– Exibição do filme Grey’s Anatomy – da Rede Iberoamericana de EcoBioética, e posterior discussão com os participantes sobre os dilemas de Bioética e EcoBioética. Presença de professores de medicina, médicos, médicos residentes, estudantes de medicina, paramédicos, membros de equipes de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, gestores públicos de saúde e especialistas em Direito.

Entrada franca.

Psiquiatria no Séc. XXI – Contexto, Controvérsias e Compromisso

Posted by on jun 5, 2017 in Agenda & Eventos | 0 comments

Psiquiatria no Séc. XXI – Contexto, Controvérsias e Compromisso

17º Congresso Mundial da Associação Mundial de Psiquiatria

Em 2017 o XVII Congresso da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês) acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro na capital alemã, Berlim.

O tema escolhido para o grande encontro da WPA contempla com precisão a realidade internacional desta segunda década do século, e assim como o programa do Congresso, busca oferecer diferentes perspectivas para a Psiquiatria contemporânea, ao mesmo tempo que reafirma a seriedade com que a especialidade deve ser tratada: “Psiquiatria no Séc. XXI – Contexto, Controvérsias e Compromisso”

O Dr. José Thomé é vice-presidente da Secção Intervenção em Desastres da WPA. e participará intensamente do Congresso, sendo um dos responsáveis diretos por dois simpósios que acontecerão dentro do evento maior.  “Estou entusiasmado e bastante comprometido com as iniciativas da Secção da WPA. Vivemos tempos difíceis no Brasil, devido à crise econômica e instabilidade política, e em diversos países da Europa, África e Ásia, a situação social e humana também apresenta desafios enormes, em que os profissionais da Saúde Mental não poderão deixar de atuar”, afirmou. “Nesse contexto, o papel da WPA e dos especialistas que dela participam será indispensável na busca por soluções e caminhos saudáveis para enfrentarmos o que já está acontecendo e as situações que ainda estão por vir”.

Mais informações sobre o evento, diretamente no portal do 17º Congresso WPA.

Acesse o programa completo.

“Life and Love in the 21st Century”

Posted by on maio 18, 2017 in Agenda & Eventos | 0 comments

“Life and Love in the 21st Century”

8º Congresso Mundial de Psicoterapia (WCP)

De 24 a 28 de julho, o Prof. Dr. José Thomé participará do 8ª Congresso Mundial de Psicoterapia, do Conselho Mundial de Psicoterapia (WCP na sigla em inglês), realizado na cidade de Paris, França.

O Dr. Thomé será um dos Dissertantes Internacionais confirmados no Programa Oficial do Congresso, e além de participar nas discussões temáticas dos blocos: 4 (Psicoterapia Cultural: Compreensão e Processos Terapêuticos através da Psicoterapia em Diferentes Culturas), 6 (Psicoterapia e Medicina) e 7 (Psicoterapia em Áreas Especiais), revelou estar particularmente interessado nas apresentações e debates do bloco 9, que abordará “Investigação – Modelos Existentes e Perspectivas”.

O Dr. Thomé é um dos delegados do WCP no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC – ONU) e nesta viagem à França, também representará a Unidade Brasil da Rede Ibero-americana de Ecobioética da Cátedra UNESCO de Bioética e a  Secção Intervenção em Desastres da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês). “O momento de tensões Sociais, Econômicas e transformações políticas internacionais que vivenciamos, é particularmente delicado. E certamente a atenção à Saúde Mental se tornará ainda mais relevante nos anos que estão por vir”, afirmou. “Por isso, eu acredito que muitos dos temas que serão abordados durante o Congresso do WCP, servirão como referências ou até, “ponto de partida”, para modelos de intervenções e atuação especializada, em situações do futuro próximo”, concluiu.

Mais informações sobre o evento, diretamente no portal do 8º Congresso.

Acesse o programa completo.

18th World Congress of the World Association for Dynamic Psychiatry (WADP)

Posted by on mar 27, 2017 in Agenda & Eventos | 0 comments

18th World Congress of the World Association for Dynamic Psychiatry (WADP)

18ª Congresso da Associação Mundial para a Psiquiatria Dinâmica.

Entre os dias 19 e 22 de abril, o Prof. Dr. José Thomé participará do “18th World Congress of the World Association for Dynamic Psychiatry” em Florença, Itália.

O Dr. Thomé viajará ao evento em nome da Unidade Brasil da Rede Ibero-americana de Ecobioética da Cátedra UNESCO de Bioética e afirmou que terá a oportunidade de trocar experiências com diversos profissionais que desenvolvem projetos similares aos que já foram empreendidos pela Rede Ecobioética ou que podem contribuir com futuros estudos, no Brasil e na América Latina. “Estamos particularmente interessados nas atividades do dia 20, em que serão abordados temas com Aspectos da Criatividade ligados ao Cognitivo e Psicodinâmica, entre outros”, afirmou Thomé.

Mais informações sobre o evento, diretamente no site do 18º Congresso.

Acesse o programa completo.

UNESCO Chair in Bioethics – World Conference

Posted by on set 1, 2015 in Agenda & Eventos | 0 comments

UNESCO Chair in Bioethics – World Conference

11ª Conferência Mundial da Cátedra UNESCO de Bioética.

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Cátedra UNESCO de Bioética realizará a 11ª edição da tradicional Conferência Mundial sobre Bioética, Ética Médica e Direito de Saúde. E nesse ano o evento que é promovido pela direção mundial da Rede Internacional da Cátedra UNESCO de Bioética e pelo Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Haifa, Israel, acontecerá em Nápoles, Itália.

Como representante da Cátedra UNESCO de Bioética para o Brasil, o Prof. Dr. José Thomé participará da Conferência e convida os profissionais brasileiros da área de Saúde e Saúde Mental, a se inscreverem no encontro. “Tenho participado em muitas das últimas Conferências e fico impressionado com a relevância e a atualidade dos temas que são abordados nesse evento”, afirma. “Eu acredito que a Conferência Mundial da Cátedra UNESCO de Bioética está entre os dois o três grandes encontros anuais indispensáveis, e não apenas para profissionais de Saúde e para os estudantes que tiverem a chance de participar, mas também para gestores de instituições privadas e públicas, interessados em, realmente, debater ideias contemporâneas e encontrar novos caminhos à seguir, em diversas áreas.”, concluiu.

Há informações básicas sobre a Conferência no portal do evento, e o programa resumido já está disponível para download.

Na 11ª edição, a organização do encontro contará também com a colaboração do Comitê de Ética da Universidade Federico II de Nápoles, e do Centro para Bioética e Qualidade de Vida Europeu – Unidade Italiana da Cátedra UNESCO de Bioética.