CV

José T. Thomé, PHd, MD

Informações pessoais

Nome: José Toufic Thomé
Nome em citações bibliográficas: Thomé, J. T.
Nacionalidade: brasileiro
Estado civil: casado
Nascimento: 11 de janeiro de 1946
Endereço profissional: Rua Sergipe, 401 – cj. 402 – Consolação
12439 906 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3258 3462
Endereço eletrônico:  Arroba-Thome

 

+ Formação acadêmica / Titulação.

2012 – 2014 Doutorado Internacional em Psicologia e Investigação sobre o Disruptivo.
Universidad Del Salvador (USAL), Buenos Aires, Argentina.
Título: PhD em Investigação sobre o Disruptivo.
Orientador: Prof. Dr. Moty Benyakar.
.
2011  Certificado de atuação na área de Psicoterapia por notório saber, outorgado por Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
.
 2007  Certificado Latino-Americano de Psicoterapeuta, outorgado pela Federação Latino-Americana de Psicoterapia (FLAPPSIP) e Conselho Mundial de Psicoterapia (WCP na sigla em inglês).
.
 2002 Título de Especialista em Psiquiatria por notório saber, outorgado por Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria.
.
 1975 – 1976 Pós-graduação Strictu Sensu em Psicologia Clínica – Grau Mestrado.
Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
.
1973 – 1974 Pós-graduação Strictu Sensu em Psicologia Social – Grau Mestrado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
.
 1971 – 1972  Especialização – Residência Médica em Psiquiatria no Hospital de Clinicas de Franco Da Rocha.
.
 1966 – 1971 Graduação em Medicina.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Santa Casa), Brasil.
.
 1969 – 1975 – Membro do Instituto de Psicoterapia de São Paulo na Clínica Psicológica Sedes Sapientiae;
– Membro do Grupo de Supervisão e Estudos Teóricos de Psicanálise com o Dr. Wilhein Kenzler;
– Membro do Grupo de Estudos e Supervisão Clínica de Psicoterapia com Dr. César Otalagano;
– Membro do Grupo de Estudo sobre Linguística e Epistemologia, e do Grupo de Supervisão de Psicoterapia e Estudo de Teoria Psicanalítica, com Dr. Sócrates Nasser;
– Cursos de expansão universitária: “Introdução à Psicopatologia de Karl Jaspers” e “Dinâmica de Grupo”, realizados pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Santa Casa de São Paulo;
– Curso de Filosofia com a Prof. Belkis Barkuí na Clínica Psicológica Sedes Sapientiae;
– Curso de “Psicanálise e Análise Existencial” realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM).

 

+ Atuação profissional.

1971 – atual Médico, psiquiatra clínico e psicoterapeuta com atuação em hospitais, clínicas especializadas e consultórios particulares na cidade de São Paulo.
.
2014 – atual Docente do curso de Bioética da Faculdade de Medicina Santa Marcelina (FASM), em São Paulo.
.
 2011 – atual Vice-presidente da Secção Intervenção em Desastres da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês).
.
 2008 – atual Presidente da Unidade Brasil da Rede Ibero-americana de Ecobioética para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – Cátedra UNESCO de Bioética.
.
 2007 – atual Membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, como Psiquiatra.
.
2006 – atual Fundador e coordenador do curso de Intervenção em Situações Disruptivas, Crises e Traumas do Departamento de Psicodinâmica do Instituto Sedes Sapientiae (ISS) de São Paulo.
.
 2003 – atual Delegado do Conselho Mundial de Psicoterapia (WCP na sigla em inglês) junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC – ONU).
.
 1995 – 2004 Docente organizador e coordenador do curso de Formação em Intervenção Institucional, no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.
.
 1998 – 2003 Coordenador e supervisor da equipe de professores do Departamento de Psicodinâmica do Instituto Sedes Sapientiae, junto à Unidade de Semi-liberdade Feminina da Febem, em São Paulo.
.
 1976 – 2003 Fundador, docente organizador e coordenador do curso de especialização lato sensu: Formação em Psicoterapia Psicodinâmica, para médicos e psicólogos, no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.
.
 1975 – 1992 Perito Judicial na área Psiquiatria.
.
 1976 – 1986 Professor-Instrutor dos cursos de Graduação e Residência Médica do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Santa Casa).
.
 1977 Supervisor do Programa de Ensino de Psicoterapia para os médicos residentes em Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo.
.
 1973 – 1976 Assessoria e Orientação Psiquiátrica (inter-consulta) aos médicos internos e residentes da Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Matarazzo.
.
 1972 – 1976 Psiquiatra do Instituto de Biotipologia Criminal da Penitenciária do Estado de São Paulo, exercendo funções de Psiquiatra Clínico e Perícia Psiquiátrica para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
.
 1968 – 1975 Atendimento clinico e psicoterápico aos presos políticos afetados pelo regime militar instituído à época (torturados, perseguidos) com orientação de Madre Cristina Sodré Doria da Faculdade do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.
.
 1975 Auxiliar de Ensino do curso Neuroses e Tratamentos, na cadeira de Psicopatologia Especial para o quarto ano da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
.
 1972 Psiquiatra responsável pela Terceira Colônia Masculina de Reabilitação e Tratamento (1200 pacientes) do Hospital de Juquerí.
.
 1969 – 1971 Acadêmico Monitor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ministrou seminários clínicos semanais para os alunos do segundo ano (disciplina Psicologia Profunda) e do terceiro ano (disciplina Psicopatologia Geral e Forense).
.
 1968 – 1970 Como acadêmico, atendeu pacientes do ambulatório do Grupo de Estudos de Medicina Psicossomática do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

 

+ Entidades científicas, médicas e sociais.

 

+ Trabalhos científicos e publicações.

 

+ Atividades em educação e especialização profissional.