NOVO curso – SEDES SP

jan 11, 2016 by

NOVO curso – SEDES SP

Sedes SP

Psicoterapia e Intervenção Psicodinâmica em Situações de Crise.

NOVO Curso de Aperfeiçoamento cód. 7893
(programa internacional)

SELOS-curso-6009-2015

Curso credenciado pela Secção de Psiquiatria dos Desastres da World Psychiatry Association (WPA), pela Rede Ibero-americana de Eco-bioética / Cátedra UNESCO de Bioética, e pelo Doutorado Internacional de Investigação sobre o Disruptivo desenvolvido em Buenos Aires pela Rede Ibero-americana de Ecobioética e Universidade Del Salvador (USAL).

Início:
Sexta-feira, 04 de março de 2016.

Corpo docente:
Coordenador:
José Toufic Thomé.

Professores:
Erane Paladino, Ively Taralli, Regina L. de Araújo Gribel.

Professores convidados:
Álvaro Ancona de Faria, João Figueiró, Roberto Kehdy e Ruy de Mathys.

Apresentação

No ano em que completa 40 anos de presença ininterrupta na grade do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, a equipe da Psicodinâmica elaborou um currículo inédito de aperfeiçoamento em psicoterapia e intervenção em situações de crise.

O novo curso é qualificado por décadas de pesquisa e prática psicodinâmica em diferentes realidades culturais, econômicas e sociais, em nível nacional e internacional, e o único já certificado pela Rede Ibero-americana de Ecobioética para a Educação, a Ciência e a Tecnologia da Cátedra UNESCO de Bioética. e pela Secção Intervenções em Desastres e Crises da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês).

O programa foi planejado para oferecer treinamento e instrumentalização teórica exclusiva para profissionais da área de Saúde Mental, Saúde e Gestão Pública. E tem como foco, as intervenções para suporte a indivíduos, grupos e populações afetadas por eventos violentos extremos, resultantes de situações contemporâneas de crise desencadeadas por causas sociais, econômicas, políticas e advindas de fenômenos naturais, entre outras.


Objetivos do curso

1) Compreensão psicodinâmica sobre eventos fáticos que podem ser somados às causas de origem intra e interpsíquicas, e sua recorrência na realidade contemporânea.

2) Instrumentalização técnica sobre Clínica do Disruptivo e sobre Experiência Relacional Reconstrutiva, para aplicação em atendimento individual e coletivo.

3) Desenvolvimento de visão ampla por parte do profissional, de si e do paciente, como indivíduos inseridos nos mesmos e múltiplos contextos.

4) Especialização dos profissionais dentro do modelo psicodinâmico neste novo campo da área de Saúde Mental.

 

Os pilares fundamentais que caracterizam o novo curso, contemplam:

– Abordagem diferenciada e exclusiva para intervenções em situações de crise na realidade do século XXI (fundamentos e técnicas tradicionais, complementados por novas teorias e técnicas reconhecidas internacionalmente);

– Apresentação e contextualização do Conceito de Disruptivo (Benyakar), sua aplicabilidade e vantagens quando comparado à Teoria do Traumático;

– Treinamento em técnicas de abordagem relacional e emocional específicas para intervenções, e sua diferenciação com relação às técnicas interpretativas clássicas;

– Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR): conceito, técnica e aplicação.
Treinamento oferecido pelos criadores do método;

– Aulas especiais exclusivas, desenvolvidas a partir de vivências do próprio grupo de profissionais matriculados no curso e estudos de caso, utilizando a ERR como método pedagógico.

 

Conteúdo Programático:

– Fundamentos Psicanalíticos da Psicodinâmica – Freud, Ferenczi, Bion, Pichon Riviére, Winnicot , P.Aulagnier, M. Benyakar;

– Introdução ao Pensamento Sistêmico, Teoria da Comunicação e Teoria da Complexidade;

– Psicopatologia Psicodinâmica: esclarecer as diferenças nos conceitos de: Trauma Psíquico, Traumático, Estresse Pós-Traumático e de Patologias por Disrupção;

– Metodologia da Técnica Psicanalítica;

– Metodologia da Técnica Psicodinâmica – Alexander, Malan, Thomé

– Diagnóstico Psicodinâmico – tratamento;

– Diagnóstico Psicodinâmico institucional;

– Sistemas humanos em interação: grupos e sociedade;

– Subjetividade e modalidades de intervenções institucionais;

– Modelo Psicodinâmico para o tratamento do traumático e os possíveis recursos terapêuticos multi / inter e transdisciplinares para as Psicoterapias, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.

 

Diferenciais exclusivos:

– Aulas através da Experiência Relacional Reconstrutiva em grupo operativo para propiciar vivências e a assimilação de conceitos teóricos;

– Aulas teóricas, seminários e filmes;

– Estudos de caso e supervisão de atendimento através de casos clínicos apresentados pelos professores.

 

Público prioritário:
Profissionais da área de Saúde e Saúde Mental: psicoterapeutas, psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, arteterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e profissionais ligados à Gestão Pública.

Vagas: 20 (vinte).

Horário: Aulas quinzenais somente às sextas-feiras, das 9h00 às 13h00.

Ano letivo: início em 11/03/2016 – término em 25/11/2016.

Carga horárias: 130 horas.
Atenção para a data da primeira aula! (11 de março de 2016)

Local: Instituto Sedes Sapientiae SP.

Rua Ministro Godoi, 1484 – Perdizes – São Paulo – SP.

Inscrições prorrogadas! Até 10 de março de 2016!

Código do curso no Sedes: 7893.

Informações complementares e inscrições: AQUI.

 

Bibliografia

Altman, A., (2015). “La Incertidumbre vital, ‘Lo incierto’ y ‘La vivencia de incertidumbre por disrupción’”. Tese Doutoramento. USAL.

Aulagnier, P., (1977). La violencia de lainterpretación. Amorrortu. Argentina.

Benyakar, M., Kutz, I., Dasberg, H., Stern, M.J., (1989). The Collapse of a Structure: A Structural Approach to Trauma. Journal of Traumatic Stress, Vol. 2, No.4. Plenum Publishing Corporation.

Benyakar, M., (1994). Trauma: Del damnificado a la víctima, de lo personal a lo social, de la tragedia al mito. Universidad de Tel-Aviv, Israel.

Benyakar, M., (2003). “Lo Disruptivo. Amenazas Individuales y Colectivas: elpsiquismo ante guerras, terrorismos y catástrofes sociales”, Primera y Segunda Edición, Editorial Biblos. Segunda Edición 2006, Buenos Aires.

Benyakar, M., Lezica, A., (2005). “Lo Traumático. Clínica y paradoja”. Tomo I. El proceso traumático. Editorial Biblos. Buenos Aires.

Benyakar, M., Lezica, A. (2006). “Lo Traumático. Clínica y paradoja”. Tomo II. Abordaje clínico. Editorial Biblos. Buenos Aires.

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Freud, S., (1893-1899). Apartado I, Las neuropsicosis de defensa (Ensayo de uma teoría psicológica de la histeria adquirida, de muchas fobias yrepresentaciones obsesivas, y de ciertas psicosis alucinatorias), en TOMO III de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.

Freud, S., (1896). Nuevas puntualizaciones sobre las neuropsicosis de defensa, TOMO III de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, BuenosAires/Madrid.

Freud, S., (1899). Sobre los recuerdos encubridores, en “Primeras publicaciones

psicoanalíticas”, TOMO III de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.

Freud, S., (1900-1901), “La regresión” dentro del texto “Sobre la psicología de los

procesos oníricos”, La interpretación de los sueños, Tomo V de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.

Freud, S., (1901). Recuerdos de infancia y recuerdos encubridores, en TOMO VI de

  1. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid

Freud, S., (1905). Tres ensayos de teoría sexual. Tomo VII de S. Freud Obras  Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.

Freud, S., (1915). Pulsiones y destinos de pulsión, en Tomo XIV de S. Freud Obras

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Thomé. J.T., (2014). Modelo de Intervenção em Crises .Tese de Doutorado.  Universidade Del Salvador , Buenos Aires, Argentina.