SEDES SP – Curso de Aperfeiçoamento.

dez 18, 2018 by

SEDES SP – Curso de Aperfeiçoamento.

“PSICOTERAPIA e INTERVENÇÃO PSICODINÂMICA em SITUAÇÕES de CRISES – STRESS e TRAUMA”

O Curso de aperfeiçoamento que eu ajudei a organizar e coordeno no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, está com INSCRIÇÕES ABERTAS até a primeira quinzena de fevereiro.

Este curso é credenciado pela Secção de Psiquiatria dos Desastres da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA, na sigla em inglês), pela Rede Iberoamericana de Eco-bioética – Cátedra UNESCO de Bioética, e pelo Doutorado Internacional de Investigação sobre o Disruptivo, desenvolvido em Buenos Aires, pela Rede Iberoamericana de Eco-bioética e Universidade Salvador.

OBJETIVOS do CURSO

Fundamentado conceitualmente nos estudos psicanalíticos para a compreensão do funcionamento mental em Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott e Piera Aulagnier, compreendidos pelo modelo de Benyakar, para o evento disruptivo que poderá provocar stress e/ou trauma. Através de uma leitura psicodinâmica, o curso parte de visão integradora, multi, inter e transdisciplinar, apoiada nos princípios da Teoria da Complexidade (Morin). E fundamenta-se na constatação, de que cada vez mais no dia à dia dos profissionais especializados em Saúde e Saúde Mental, são atendidas pessoas cujos processos mentais correm o risco de entrar em desestabilização e/ou desorganização demandando intervenções diferenciadas e urgentes. Ou seja, necessidade de oferta de suporte especializado para pessoas saudáveis, que vivenciam situações onde a violência se tornou parte do cotidiano.

O curso é desenvolvido através da metodologia técnica específica Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR) – que se aplica a esta especificidade de atendimento individual e grupal no modelo de Thomé. E são temas fundamentais presentes no programa instrucional:
– Discutir e esclarecer as diferentes situações atuais que têm levado as pessoas ao limite da desorganização psíquica (Disrupção);
– Introduzir as diferenças no conceito do Trauma Psíquico, do Traumático, Stress Pós-traumático, Patologias por Disrupção e da Resiliência;
– Diagnóstico Psicodinâmico nas crises;
– Intervenção assistencial multi, inter e transdisciplinares, Psicoterapia em situações de Crises, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.

O curso foi elaborado para atender demandas contemporâneas dos profissionais da área da Saúde e Saúde Mental, tais como psicoterapeutas, psicólogos, médicos, psiquiatras, assistentes sociais, arteterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros. E todo o programa de aperfeiçoamento contempla carga horária de 68 horas, que serão oferecidas em aulas ministradas somente às sextas-feiras.

– Coordenador: José T. Thomé
– Mestres permanentes: Erane Paladino e Ively Taralli
– Professores Convidados: Ana Zampieri, Regina Gribel, Regina de Mathis, Roberto Kehdy e Ruy de Mathys.

Mais informações e inscrições nesse LINK.

Related Posts

Share This