Agenda & Eventos

Conferência Global: Bioética e a Pandemia

Posted by on mar 5, 2021 in Agenda & Eventos | 0 comments

Conferência Global: Bioética e a Pandemia

“Conferência Global sobre Bioética e a Pandemia do Coronavírus”

Nos dias 10 e 11 de março, a Universidade de Haifa (https://www.haifa.ac.il/) organizará, online, a Conferência Global sobre Bioética e a Pandemia do Coronavírus (Global Conference on Bioethics and the Coronavirus Pandemic), com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/fmup), do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (http://cintesis.eu/pt/homepage/) e da Associação Portuguesa de Bioética (APB).

“A recente pandemia de coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença associada (COVID-19) precipitou o repensar da Ética global”, afirma Rui Nunes, presidente da Conferência.

O professor da FMUP e investigador do CINTESIS entende que “esta Conferência é o local perfeito para uma troca de ideias plural e universal, de modo que pessoas diferentes se unam numa visão partilhada de justiça global”.

Como representante brasileiro no evento, no dia 11 de março, José T. Thomé, médico pela FCMSCSP (https://fcmsantacasasp.edu.br/), psiquiatra e psicoterapeuta especialista em situações de crises e transtornos da contemporaneidade. Presidente da Secção Psiquiatria em Crises e Desastres da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), afirma que “infelizmente o Brasil tende a assumir uma posição central, e muito ruim, se observado por sua gestão pública, falhas no enfrentamento e dimensão que a pandemia alcançará no país. E também por isso, é urgente repensar a nossa resposta ao problema, sob a perspectiva da Ética”.

O programa oferecerá, no dia 10 de março, a partir das 9h30, intervenções como as do brasileiro Miguel Roberto Jorge, psiquiatra que dirigiu a Associação Médica Mundial no biênio 2019-20, Amnon Carmi (presidente da Cátedra Internacional de Bioética), Otmar Kloiber (Associação Médica Mundial) e Moty Benyakar (presidente da Rede Ibero-americana de Ecobioética).

Estão previstas a realização de quatro painéis, intitulados: “Bioethics and Global Health”, “COVID-19 and Human Rights”, “Medical Ethics and Professional Integrity” e “Justice in the Access to Healthcare

Entre os oradores confirmados, há especialistas de diversos países, incluindo Trevor Gibbs, presidente da Associação para a Educação Médica na Europa (AMEE), e Annette Kennedy, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).

ATENÇÃO! Para participar (plataforma ZOOM), é necessário se inscrever previamente, através do link de acesso: http://bit.ly/2KtFNna

Curso anual – Informações

Posted by on dez 7, 2020 in Ações e Projetos, Agenda & Eventos | 0 comments

Curso anual – Informações

“Psicoterapia e Intervenção Psicodinâmica em Situações de Crises – Estresse e Trauma”

O curso, oferecido com exclusividade pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, baseia-se, conceitualmente, nos estudos psicanalíticos para a compreensão do funcionamento mental em Freud, Klein, Winnicott e Piera Aulagnier, compreendidos pelo modelo de Benyakar, para o evento disruptivo que poderá provocar estresse e/ou trauma. E em leitura psicodinâmica, o curso parte de uma visão integradora, multi, inter e transdisciplinar, apoiada nos princípios da Teoria da Complexidade (Morin).

Fundamenta-se na constatação, de que cada vez mais os profissionais da Saúde e Saúde Mental recebem, em seu trabalho cotidiano, pessoas cujos processos mentais correm o risco de entrar em desestabilização e/ou desorganização, exigindo intervenções diferenciadas e urgentes. São pessoas saudáveis que passam a vivenciar situações onde a violência se torna parte do presente.

O curso desenvolve-se por metodologia técnica específica – Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR) – que se aplica a esta especificidade de atendimento individual e grupal no modelo de Thomé. E se propõe a discutir e esclarecer as diferentes situações atuais que têm levado as pessoas ao limite da desorganização psíquica (Disrupção).

Durante o aperfeiçoamento, serão trabalhadas as diferenças no conceito do Trauma Psíquico, do Traumático, Estresse Pós-traumático, Patologias por Disrupção e da Resiliência. O Diagnóstico Psicodinâmico nas crises. A Intervenção assistencial multi, inter e transdisciplinar, Psicoterapia em situações de Crises, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.

Este curso é credenciado pela Secção de Psiquiatria dos Desastres da World Psychiatry Association (WPA), Rede Iberoamericana de Eco-bioética – Cátedra UNESCO de Bioética. E através do Doutorado Internacional de Investigação sobre o Disruptivo, desenvolvido em Buenos Aires pela Rede Iberoamericana de Eco-bioética, e Universidad Del Salvador (USAL).

Obs.: CURSO É PRESENCIAL. Entretanto, face às restrições impostas pela pandemia, durante o ano de 2021, as aulas poderão ser iniciadas on-line e assim permanecer até que a crise sanitária esteja devidamente controlada. As aulas presenciais serão promovidas quando não houver risco para alunos, professores e funcionários e após avaliação rigorosa do Instituto Sedes SP que comunicará, amplamente, a decisão estabelecida.

MAIS INFORMAÇÕES e INSCRIÇÔES AQUI.

Simpósio online em 26/09!

Posted by on set 21, 2020 in Agenda & Eventos | 0 comments

Simpósio online em 26/09!

Simpósio: “O Disruptivo e a Pandemia.”

A partir das 9h do sábado, dia 26 de setembro, a Unidade Brasil da Rede Ibero-americana de Ecobioética – Cátedra Unesco de Bioética, promoverá o simpósio online: “O Disruptivo e a Pandemia”.

Através da plataforma *ZOOM e com o apoio do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo e do Programa de Ajuda Comunitária Psicológica, os médicos especialistas: Dr. Moty Benyakar, Dr. José Thomé e Dr. Richard Montgomery, e as especialistas em Saúde Mental, Andrea Altman, Ana Maria Zampieri e Valéria Riccheri, oferecerão apresentações exclusivas e debaterão, on line, sobre assuntos relacionados à Pandemia gerada pelo Novo Coronavirus, e suas consequências.

*Tópico: Jose Thome’s Zoom Meeting
https://us02web.zoom.us/j/89988832315?pwd=SWEvWTl3bzVRUnVTUUtNcXRROEFidz09
ID da reunião: 899 8883 2315

PROGRAMA

9h00  –  Abertura

“O Disruptivo e a Pandemia”
Dr. Moty Benyakar, PhD – professor emérito.

“A incerteza na Pandemia”
Andrea Altman, PhD

“Erotismo e Sexualidade em Tempos de Pandemia”
Ana Maria Fonseca Zampieri, PhD

“Metodologias de Intervenção em Pandemia”
Dr. José Toufic Thomé, PhD

“Reações e Modalidades de Adaptação em Tempos de Pandemia”
Dr. Richard montgomery, PhD

13h00  –  Encerramento

Inspiração global – Ações relevantes localmente

Posted by on ago 6, 2019 in Agenda & Eventos | 0 comments

Inspiração global – Ações relevantes localmente

19º Congresso Mundial da Associação Mundial de Psiquiatria

Neste ano, o XIX Congresso da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês) acontecerá entre os dias 21 e 24 de agosto, na cidade de Lisboa, Portugal. E o tema geral que referenciará as Sessões Plenárias, Simpósios, Cursos e Sessões Científicas da emblemática reunião mundial da WPA, prevê atenção para ações relevantes e exitosas, empreendidas localmente, de modo que os seus resultados sirvam como referência e inspiração internacional.

O Prof. Dr. José Thomé será um dos conferencistas das Sessões Científicas (dia 23, as 16h30, pavilhão 3C), e auxiliado pela psiquiatra argentina Dra. Irene Onik, apresentará o tema “Os Impactos Disruptivos na Saúde Mental Contemporânea”, interligando os princípios básicos de conceitos como “Disruptivo” e “Vivências Traumáticas (Benyakar, 2002), com os fundamentos da metodologia técnica da “Experiência Relacional Reconstrutiva – ERR”, estabelecidos pelo próprio Dr. Thomé, em 2013.

O cronograma de Sessões Plenárias reunirá profissionais como o historiador e ativista canadense Robert van Voren, a psicóloga argentina Dévora Kestel, e psiquiatras como: Maria Luisa Figueira e Maria João Heitor dos Santos (Portugal), Florence Thibaut (França), Afzal Javed (Paquistão), Ashok Roy (Inglaterra), Norman Sartorius (Alemanha) e Miguel Roberto Jorge (Brasil), entre tantos outros, além da australiana Helen Herrman, atual presidente da WPA.

Segundo o Dr. Thomé – que preside a Secção Intervenção em Desastres da WPA e também participará de encontros específicos ligados a essa área – o Congresso em 2019 acontece em um momento internacional particularmente delicado, sob as perspectivas política, econômica e humana. “O encontro será importante para o debate sobre modelos de contribuição que os especialistas em Saúde Mental poderão oferecer às populações durante os períodos que ainda estão por vir”, afirmou. “É imperativo que nós estejamos atentos para modelos de intervenções regionais eficientes, que possam ser aproveitados e replicados em diferentes países. Inclusive no Brasil”.

Entre as sessões que o Dr. Thomé afirmou estar determinado a participar, o psiquiatra e psicoterapeuta destacou: “Qualidade de atendimento para pessoas mentalmente doentes de todas as idades”, apresentado por Afzal Javed e pelo psiquiatra português José Miguel Caldas de Almeida; “Combate ao estigma e discriminação dos doentes mentais: sucessos e novas iniciativas”, do psiquiatra britânico Graham Thornicroft; e “As depressões resistentes”, apresentados pela Prof. Dra. Carmita Abdo (Brasil) e pelo psiquiatra Marques Teixeira (Portugal), além de diversos encontros científicos. Porém, o Dr. Thomé ainda ressaltou ser “uma pena que por reunir tantos especialistas, e do mundo todo, o Congresso precise concentrar tanto os horários das sessões, em poucos dias. Para participar em todos os encontros que eu desejo, precisaria de ao menos 10 dias”.

Mais informações sobre o evento, diretamente no portal do 19º Congresso WPA.

Acesse o programa completo.

SEDES SP – Curso de Aperfeiçoamento.

Posted by on dez 18, 2018 in Ações e Projetos, Agenda & Eventos, Em ação | 0 comments

SEDES SP – Curso de Aperfeiçoamento.

“PSICOTERAPIA e INTERVENÇÃO PSICODINÂMICA em SITUAÇÕES de CRISES – STRESS e TRAUMA”

O Curso de aperfeiçoamento que eu ajudei a organizar e coordeno no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, está com INSCRIÇÕES ABERTAS até a primeira quinzena de fevereiro.

Este curso é credenciado pela Secção de Psiquiatria dos Desastres da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA, na sigla em inglês), pela Rede Iberoamericana de Eco-bioética – Cátedra UNESCO de Bioética, e pelo Doutorado Internacional de Investigação sobre o Disruptivo, desenvolvido em Buenos Aires, pela Rede Iberoamericana de Eco-bioética e Universidade Salvador.

OBJETIVOS do CURSO

Fundamentado conceitualmente nos estudos psicanalíticos para a compreensão do funcionamento mental em Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott e Piera Aulagnier, compreendidos pelo modelo de Benyakar, para o evento disruptivo que poderá provocar stress e/ou trauma. Através de uma leitura psicodinâmica, o curso parte de visão integradora, multi, inter e transdisciplinar, apoiada nos princípios da Teoria da Complexidade (Morin). E fundamenta-se na constatação, de que cada vez mais no dia à dia dos profissionais especializados em Saúde e Saúde Mental, são atendidas pessoas cujos processos mentais correm o risco de entrar em desestabilização e/ou desorganização demandando intervenções diferenciadas e urgentes. Ou seja, necessidade de oferta de suporte especializado para pessoas saudáveis, que vivenciam situações onde a violência se tornou parte do cotidiano.

O curso é desenvolvido através da metodologia técnica específica Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR) – que se aplica a esta especificidade de atendimento individual e grupal no modelo de Thomé. E são temas fundamentais presentes no programa instrucional:
– Discutir e esclarecer as diferentes situações atuais que têm levado as pessoas ao limite da desorganização psíquica (Disrupção);
– Introduzir as diferenças no conceito do Trauma Psíquico, do Traumático, Stress Pós-traumático, Patologias por Disrupção e da Resiliência;
– Diagnóstico Psicodinâmico nas crises;
– Intervenção assistencial multi, inter e transdisciplinares, Psicoterapia em situações de Crises, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.

O curso foi elaborado para atender demandas contemporâneas dos profissionais da área da Saúde e Saúde Mental, tais como psicoterapeutas, psicólogos, médicos, psiquiatras, assistentes sociais, arteterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros. E todo o programa de aperfeiçoamento contempla carga horária de 68 horas, que serão oferecidas em aulas ministradas somente às sextas-feiras.

– Coordenador: José T. Thomé
– Mestres permanentes: Erane Paladino e Ively Taralli
– Professores Convidados: Ana Zampieri, Regina Gribel, Regina de Mathis, Roberto Kehdy e Ruy de Mathys.

Mais informações e inscrições nesse LINK.

Psiquiatria no Séc. XXI – Contexto, Controvérsias e Compromisso

Posted by on ago 5, 2017 in Agenda & Eventos | 0 comments

Psiquiatria no Séc. XXI – Contexto, Controvérsias e Compromisso

17º Congresso Mundial da Associação Mundial de Psiquiatria

Em 2017 o XVII Congresso da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês) acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro na capital alemã, Berlim.

O tema escolhido para o grande encontro da WPA contempla com precisão a realidade internacional desta segunda década do século, e assim como o programa do Congresso, busca oferecer diferentes perspectivas para a Psiquiatria contemporânea, ao mesmo tempo que reafirma a seriedade com que a especialidade deve ser tratada: “Psiquiatria no Séc. XXI – Contexto, Controvérsias e Compromisso”

O Dr. José Thomé é vice-presidente da Secção Intervenção em Desastres da WPA. e participará intensamente do Congresso, sendo um dos responsáveis diretos por dois simpósios que acontecerão dentro do evento maior.  “Estou entusiasmado e bastante comprometido com as iniciativas da Secção da WPA. Vivemos tempos difíceis no Brasil, devido à crise econômica e instabilidade política, e em diversos países da Europa, África e Ásia, a situação social e humana também apresenta desafios enormes, em que os profissionais da Saúde Mental não poderão deixar de atuar”, afirmou. “Nesse contexto, o papel da WPA e dos especialistas que dela participam será indispensável na busca por soluções e caminhos saudáveis para enfrentarmos o que já está acontecendo e as situações que ainda estão por vir”.

Mais informações sobre o evento, diretamente no portal do 17º Congresso WPA.

Acesse o programa completo.